Com mais de 1.200 anos de histórica, a cidade de Fez é considerada a capital artística, religiosa e cultural do Marrocos. Idealizada por Idris 1º, fundador da primeira dinastia imperial do Marrocos, o local tem uma das "medinas" (centros históricos) mais interessantes e frenéticos do norte da África: espalhada por uma área de 350 hectares, a "medina" de Fez abriga nada menos que 170 mil habitantes, 25 mil casas, 250 mesquitas e milhares de estabelecimentos comerciais, tudo amontoado em quase 10 mil apertadas vielas.
Lá o exotismo toma conta de um cenário único, cheio de ruelas labirínticas. Há souqs (os mercados) dedicados para cada atividade: roupas, cerâmicas, tapeçarias, artesanato, alimentação... Mas, quase lado a lado, podem conviver um pedaço enorme de carne de carneiro pendurada em ganchos com belas e delicadas pashminas coloridas. Outra curiosidade do local são os curtumes. Lojas e moradores chamam o visitante para subir nos terraços e acompanhar o trabalho dos funcionários tingindo o couro.
Também em El-Bali está a Mesquita de Karaouine, fundada no ano de 859, e também a universidade de mesmo nome, que reivindica o título de a mais antiga do mundo. Infelizmente, o interior fica vetado aos não-muçulmanos. Na parte nova de Fez, restaurantes, cafés e bares ficam lotados no verão, mas seu público é predominantemente masculino. Por seguir os costumes islâmicos, que proíbe bebida alcoólica, os homens tomam chá, café, água e refrigerante enquanto papeiam fumando narguilé num calor de 40 graus.
Passeios:
- Medina de Fez
- É a parte velha da cidade, que foi fundada no século IX, e tinha a universidade mais antiga do mundo! Fez alcançou o seu apogeu nos séculos XIII e XIV, sob a dinastia dos Marinid, quando era a capital do reino de Marrocos, substituido por Marrakech. Os monumentos principais, as escolas, as pousadas para as caravanas de camelos que vinham do deserto e transportavam prata e especiarias, os funduks, os palácios, as mesquitas, as fontes, são quase tudo desta época. A capital política de Marrocos transferiu-se para Rabat em 1912, mas Fez continua a ser um centro cultural e espiritual muito importante. Está inscrita na lista de Património mundial da Humanidade desde 1981, e ainda que tenha crescido, com uma parte nova da cidade, a medina continua animada, agitada, como na idade média. A mesquita é um centro religioso muito importante. Os marroquinos chegam desde longe em peregrinações à mesquita. É uma pena para quem não é muçulmano, porque não se pode entrar nem visitar. As pessoas dizem que é uma autêntica jóia por dentro. Pdemos ver as madraças, que eram as escolas muçulmanas, onde se formavam os religiosos e se aprendia o Corão, para ver um exemplo de arquitectura religiosa.
- Royal Palace
É um dos palácios maiores e antigos de Marrocos, foi construído no século XIV, também recebe o nome de Dar O Makhzen. Devido a seu grande tamanho (80 hectares), foi construído fora da antiga Medina, então depois sua construção surgiu uma nova medina para abastecer o Palácio, chamado Fes el-Jdid, nas proximidades está em Mellah ou bairro judeu. A visita não está permitida, tudo o que você pode ver e fotografia é uma esplanada, na qual estão portas muito grandes e lindas portas de bronze, moldadas com azulejos de cerâmicas nos que predominam a cor azul de Fez e verde do Islã. São 7 portas de tamanhos diferentes que representam os 7 dias da semana e os 7 níveis da monarquia.
- Mesquita Akhawayn
Nas profundezas da Medina fica o cérebro: A partir do século IX, a mesquita aljama Qarawiyin é a mais importante de Fez, e talvez também a primeira universidade do mundo. Tem uma das mais importantes bibliotecas do Islã, e contou com dezenas de cátedras. Cada alim ou mestre está rodeado de seus Talib ou alunos em torno ao seu pilar da sala de oração, para ensinar a lei, linguagem, gramática, matemática, medicina e astronomia. Os não-muçulmanos não podem visitá-la, por agora, uma pena, porque seu pátio de abluções é o mais bonito de Marrocos.
Restaurantes:
- Mezzanine
Um restaurante moderno, com três andares. No piso térreo há um balcão para tomar algo, se você tiver que esperar a sua vez. Na primeira, há uma sala de estar bem decorada eo na segunda um terraço desde onde se pode ver a muralha da Medina. Está muito perto da Praça Boylud. Boa relação qualidade/preço e o serviço é muito competente.
- Restaurante Al Fassia
Ele está situado em plena Medina de Fez. É um dos mais conhecidos ou mais bem turístico da cidade, nele oferecem jantar com espetáculos. Comida típica marroquina. Na entrada há primeiro um pátio, mas depois que passas está o restaurante, decorado com belas colunas de cerâmica.
Estamos prontos para lhe oferecer as melhores experiências de viagens.
Caso necessite de mais informações entre em contato pelo botão abaixo.